Espaço Aberto Notícias 

Exames de prevenção podem ser realizados nos postos de saúde de Teutônia

Convidado: enfermeiro da Atenção básica/CAS Canabarro, Maicon Rau Pedra
Data: 08/10
Assuntos:

  • Procura maior por exames de prevenção;
  • Importância do diagnóstico precoce;
  • Todas UBS oferecem os mesmos exames;
  • Mais exames oferecidos em alusão ao Outubro Rosa;
  • Comunidade deve completar sua vacinação contra Covid-19;
  • Dia 16 será Dia D de vacinação com oportunidade para colocar em dia também vacinas das crianças.

O Espaço Aberto teve a participação do enfermeiro da Atenção básica/CAS Canabarro, Maicon Rau Pedra, na manhã desta sexta-feira (8/10). Ele destaca a importância dos exames de prevenção e que podem ser realizados nos postos de saúde de Teutônia.

O enfermeiro pontua que desde o início da pandemia muitas das agendas eletivas foram canceladas e desta forma gerou uma grande demanda reprimida. A partir de agora é possível perceber uma procura maior pelos exames de prevenção.

O diagnóstico precoce, não somente ao câncer, conforme Maicon, é um diferencial. “Quanto mais cedo se descobre uma alteração, mais fácil e mais simples é o tratamento”, ressalta ele.

No município de Teutônia, a recomendação é que os moradores procurem sua unidade de referência. O enfermeiro coloca que todas as unidades oferecem os mesmos tipos de exames para a população, a diferença se dá no número de profissionais e na procura.

Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria da Saúde tem oferecido mais exames de pré-câncer e testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Estas doenças, se não tratadas, podem ocasionar outros problemas de saúde. Estes exames não possuem custo e estão disponíveis todos os dias ao longo do ano.

O enfermeiro pede que a comunidade esteja atenta à data da sua segunda dose da vacina Covid-19 e procure os postos de saúde para realizá-la. Inclusive as pessoas que ainda não iniciaram o processo de vacinação ainda tem oportunidade de iniciar, já que muitos locais passarão a pedir comprovante de vacinação para acesso. Estas vacinas devem ser agendadas.

No dia 16 de outubro, as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para um Dia D de vacinação. É um sábado de atendimento durante todo dia, com objetivo de facilitar às pessoas colocarem a vacinação Covid-19 em dia. Não é necessário agendar.Também faz um chamamento às famílias porque muitas crianças estão com vacinas em atraso, o que pode ser atualizado neste dia.

Créditos da foto: Luciana Brune

Acompanhe a entrevista completa

Assuntos Relacionados